quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

África: uma olhada geral!


A menos de uma semana de começar minha viagem pela África já passou da hora d'eu aprender tudo sobre esse extenso continente... Pelo menos na teoria!!
A África é dividida em 54 países, dos quais eu conhecerei dois, Namíbia e a África do Sul.

Curiosidades:     - 21 dos 30 países mais pobres do mundo são africanos,           
                         - o país + rico é a África do Sul e o + pobre Serra Leoa;
                         - Línguas + faladas: africanas, árabe, inglês, francês, português.

Muitos países africanos só conseguiram independência pós colonização há poucos anos;  em 1968 apenas 42 países haviam alcançado essa independência, o que me leva ao meu primeiro destino: Namíbia, que só foi ficar independente em 1990!!


Apesar de sua língua oficial ser o inglês (ufa!!), na Namíbia  também se falam pelo menos outras 8 línguas, entre elas o africâner e o alemão.
É um país predominantemente desértico; possui mortalidade infantil de 72 para cada 100 crianças, e a expectativa de vida média é de 39 anos! 
Sua economia é baseada na extração e processamento de minerais.

Capital: Windhoek.
Moeda: Dólar Namibiano (1 Dólar Namibiano = R$ 0,22)
Governo: Democracia multipartidária.
Clima: Seco, é o país mais árido da África, com umidade abaixo de 10% no inverno, e temperaturas no verão variando durante o dia entre 20°C e 35°C e 0°C a 10°C durante as noites!


Meu objetivo: Noah’s Ark.   


Para + informações sobre o país clique alí ---> Namíbia em detalhes 





quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Enquanto não vem...

Brasil: diz-se que o país recebeu o nome depois da descoberta do pau-brasil, madeira "cor de brasa" utilizada na tinturaria de tecidos, mas reza uma lenda não tão conhecida, que o nome se trata de uma palavra de procedência celta, estando relacionada a uma "terra de delícias", vista entre nuvens.

África: Existem diversas teorias para o nome, que é geralmente relacionado com a palavra afar, que significa "poeira". Afirmou-se que o nome também deriva de uma palavra de berbere, ifri =  "caverna". Do latim veio a teoria da palavra aprica,  que significa "ensolarados" e do grego aphrike: "sem frio".


Clarissa: Não sei! Diz minha mãe que é de um livro, diz o google que é uma variação de Clara do latim brilhante, mas o que eu sei é q nesse "mundo vasto mundo, se eu me chamasse Raimundo seria uma rima e não uma solução; nesse mundo vasto mundo, mais vasto é meu coração" , por isso estou indo levar um pouco dessa "terra de delícias" para as terras ensolaradas da África , como diria meu pai: sem medo de ser feliz!